TOEFL e IELTS: tudo o que você precisa saber sobre os principais testes de domínio da língua inglesa

Posted in Dicas de Intercâmbio
on 12 de abril de 2017

O TOEFL e o IELTS são os principais testes de conhecimento da língua inglesa…

Para aqueles que pretendem fazer graduação ou pós-graduação no exterior. Os dois fazem parte do processo seletivo e são pré-requisitos para estudar em um outro país. Com o resultado dos exames é possível escolher instituições de mais de 130 países diferentes, já que muitas universidades e faculdades oferecem opções de cursos em inglês para estudantes estrangeiros. Conheça cada uma das provas e escolha a mais indicada para realizar os seus planos!

Como são as provas?

Tempo total:

  • TOEFL – 4h com intervalo
  • IELTS – 2 h 44 min,  sem intervalo

Importante: existem dois tipos de exames IELTS, o Geral e o Acadêmico. O Geral é voltado para aqueles que pretendem emigrar para um país de idioma inglês ou testar o nível da língua; e o Acadêmico para aqueles que querem fazer graduação ou pós-graduação. Na prática, a diferença entre os dois está na parte de Writing e Reading. Na primeira etapa do Writing Geral você deve escrever uma carta e, na segunda, um essay com o seu ponto de vista sobre um tema específico. Já no Reading Geral, você vai ler textos básicos do dia-a-dia, como: anúncios, textos de jornais e revistas.

Como funciona o sistema de notas?

É importante lembrar que nenhum dos dois exames classificam os alunos como aprovados ou não. Ambos usam um sistema de pontuação específico para classificar o nível de conhecimento de cada aluno.

No TOEFL a nota varia de 0-120 e cada parte da prova vale 30 pontos. Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, uma pontuação global no TOEFL iBT entre 57-86 é equivalente a um nível B1 em Inglês, nível intermediário. Uma pontuação entre 87-109, é semelhante a ter o nível B2, intermediário maior; e entre 110-120 equivalem ao nível C1, que é um nível avançado.

No IELTS as notas vão de 1 a 9, sendo 1 a nota mais baixa e 9 a mais alta. De acordo com a Referência de Estruturas de Línguas Europeia Comum, as notas de 1 a 3.5 correspondem aos níveis A1 e A2, básico. As notas 4 a 5 equivalem ao nível intermédio B1, as notas entre 5.5 e 6.5 correspondem ao nível B2 intermediário avançado, as notas entre 7 e 8.5 se ligam ao nível C1 como conhecimento avançado e as notas 9 que são equivalentes ao C2, nível de fluência total no idioma.

Onde e quando eu posso fazer as provas?

Na hora de se inscrever para qualquer um dos dois exames, você terá acesso as datas disponíveis e locais de prova, e vai poder escolher um que seja mais próximo a você. No TOEFL, as inscrições podem ser feitas online, pessoalmente, por telefone ou correio. Já no caso do IELTS, as inscrições são feitas pela internet ou nos centros que aplicam o teste.

Quanto custa cada prova?

Para fazer a prova do TOEFL você terá que desembolsar US$ 215, já a prova do IELTS custa R$ 500. Para obter os valores atualizados do TOEFL clique aqui e do IELTS aqui.

Como e quando saberei a minha nota?

As notas do TOEFL iBT podem ser acessadas, através da internet, de 10 a 13 dias após a realização do exame e você recebe o resultado no endereço cadastrado de 4 a 6 semanas depois da prova. Também é possível solicitar o envio gratuito dos resultados para sua instituição de interesse.

Os alunos que fizerem o IELTS receberão uma cópia do certificado 13 dias após a data do exame. Alguns centros também enviam mensagens SMS e oferecem um serviço online de resultados. Além disso, o centro de exames envia até cinco cópias gratuitas para as suas instituições de interesse.

Posso fazer a prova de novo?

Sim, você pode refazer os dois quando e quantas vezes quiser! O TOEFL não pode ser repetido em um período de 12 dias, enquanto o IELTS é aplicado em 48 datas fixas todos os anos, até quatro vezes por mês, dependendo da demanda local. O ideal é que você tenha tempo para se preparar novamente para o teste.

Existe intervalo entre cada etapa da prova?

Durante a prova do TOEFL você pode ir no banheiro a qualquer momento e existe um intervalo obrigatório de 10 minutos depois das etapas de Reading e Listening. Mas, lembre-se que o tempo total da prova é de 4 horas e o cronômetro não para. Já no caso do IELTS, não existe intervalo entre as etapas do teste, que são feitas de uma vez só. A diferença é que, dependendo de onde você fizer a prova, a parte do Speaking pode ser realizada no mesmo dia ou até 7 dias antes ou depois da data do seu exame.

Quais faculdades aceitam o exame?

O TOEFL é aceito por mais de 9.000 instituições de Ensino Superior, Universidades e agências de 130 países diferentes. Você ainda pode usar a sua pontuação para aplicar para os vistos da Austrália e Reino Unido. Já o IELTS é aceito por mais de 8.000 organizações diferentes. Para conhecer as instituições que aceitam o TOEFL clique aqui; e o IELTS aqui.

As provas tem validade?

Os certificados dos dois exames são válidos por 2 anos a partir da data de realização do exame.

Qual dos dois exames é o mais indicado para mim?

Antes de escolher qual dos testes você vai fazer, verifique qual deles é aceito pela instituição que você pretende estudar. Se você prefere ir para os Estados Unidos, o mais indicado é o TOEFL. Já para os países da Europa e Reino Unido, o IELTS é a melhor opção.

Se você está precisando de uma força nos estudos, vale conferir as opções de testes online e gratuitos que o TOEFL e o IELTS disponibilizam para ajudar os alunos a se preparar para o dia do exame. 

Ainda tem dúvidas sobre alguma das duas provas? A gente já falou especificamente sobre o TOEFL aqui e o IELTS aqui!

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também