Passo a passo: como se inscrever para um curso de graduação no exterior

Posted in Bolsa de Estudos
on 8 de maio de 2017

Você está pensando em fazer uma graduação no exterior, mas não sabe direito por onde começar?

Calma! Vamos explicar o passo a passo básico do processo seletivo de uma universidade americana para você se dar bem nessa.

Antes de começar, tenha em mente que as notas do seu boletim escolar contam e muito! Logo, aqueles que tiverem um melhor desempenho durante o Ensino Médio terão mais chances de se destacar perante as universidades. O mesmo vale para atividades extracurriculares com impacto positivo para a sua escola ou sociedade em geral, que também contam pontos extras na sua avaliação. Vamos ao passo a passo? Antes de se inscrever…

Preste os testes exigidos

Assim como no Brasil nós temos o ENEM, nos Estados Unidos, os alunos também precisam comprovar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Médio, seja você americano ou não. Por isso, antes de matricular-se em uma instituição no exterior, você precisa prestar a prova do SAT ou do ACT. Os dois exames vão analisar os conhecimentos e habilidades de raciocínio dos alunos e abordar áreas como: matemática, interpretação de texto, escrita e conhecimentos linguísticos. Tanto o SAT quanto o ACT são realizados no Brasil. Para conferir as datas e locais de prova, acesse o site oficial de cada um deles.

O mesmo vale para o TOEFL ou o IELTS. Para fazer um curso superior, você precisa comprovar o conhecimento da língua através de uma dessas duas provas. E lembre-se: a nota exigida varia de acordo com a instituição. No caso do SAT e do ACT, por exemplo, algumas universidades e faculdades dão mais importância para áreas de conhecimento ligadas ao curso que você deseja fazer. Antes de prestar dois desses quatro exames, verifique quais são as pontuações exigidas pela instituição que você quer estudar.

Peça cartas de recomendação

Esse é o momento em que você pede para os seus professores, chefes e até agentes sociais (caso você já tenha participado ou participe de algum trabalho voluntário) cartas sobre você. No texto, eles devem escrever sobre as suas qualificações pessoais, habilidades, experiências e o seu perfil enquanto aluno.

Faça uma redação

Os famosos essays são parte essencial do processo. É nessa redação que você vai se apresentar às instituições, falando um pouco mais sobre você, sua trajetória pessoal, as atividades curriculares e extracurriculares em que se envolveu e porquê deseja estudar naquela universidade ou faculdade.  E nada de usar a mesma redação para instituições diferentes, combinado!? Tente escrever um texto específico para cada uma delas.

Traduza os seus documentos

Junte as suas cartas de recomendação e seu histórico escolar e peça para um tradutor certificado passar do português para o inglês. Lembre-se que o seu histórico escolar é extremamente importante nesse processo. Se a sua escola também fizer um ranking com o desempenho dos alunos, aproveite para usar isso a seu favor e traduza-o junto com o histórico.

Na hora da inscrição…

Esse é o momento de preencher o application form das instituições. No questionário, você responderá perguntas cadastrais básicas e terá que preencher informações sobre o seu desempenho acadêmico, atividades curriculares e extracurriculares. Agora é a hora de juntar os resultados dos exames, documentos traduzidos e a sua redação, que também deve ser em inglês. Isso sem contar com as possíveis exigências específicas que a instituição pode ter.

Algumas universidades e faculdades também fazem da entrevista uma parte do processo de seleção. A conversa, em inglês, pode acontecer com um ex-aluno ou representante da instituição, através do telefone ou internet. Aproveite para estudar o perfil da escola e mostrar que conhece bem ela.

Depois de ser aprovado…

Após a sua aprovação, a instituição enviará os documentos que certifiquem a sua condição de aluno daquela escola. Aproveite para dar entrada no seu pedido de visto, pagar as taxas cobradas pela instituição e procurar por moradia.

Agora que você já sabe o passo a passo básico para estudar nos Estados Unidos, aproveite para usar a nossa ferramenta de buscas e encontrar as opções de instituições que mais combinam com o seu perfil. Boa sorte!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também