DICAS DE VIAGEM – ROTEIRO PARA 1 OU 2 DIAS || BERNA – SUÍÇA

Posted in Suíça
on 18 de dezembro de 2017

Confira neste post todas as dicas de viagem de Berna na Suíça, incluindo a sugestão para roteiro de 1 a 2 dias na cidade.

Berna é uma cidade encantadora e certamente merece a sua visita.


DICAS DE VIAGEM DE BERNA NA SUÍÇA

 

Sobre Berna

Berna é a capital da Suíça, e, é uma cidade predominantemente germanófona, capital do cantão homônimo e também uma comuna. Isso significa que a região é influenciada pela cultura, língua e arquitetura da Alemanha, seu país de fronteira.

Ela é atravessada pelo rio Aar está inscrita no Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao patrimônio medieval de sua Cidade Antiga, que conseguiu atravessar os séculos. Poucas cidades conseguiram manter suas características históricas tão bem preservadas como Berna, a capital da Suíça.

As Casas do Parlamento (Bundeshaus) Suíço estão na parte alta da cidade a apenas poucos passos da estação de trem. As portas das Casas do Parlamento ficam abertas aos visitantes na maior parte do tempo e, se você tiver sorte, pode até encontrar um membro do parlamento pelas ruas da cidade. Cidade famosa por ser o lar de Albert Einsten, onde ele criou a teoria da relatividade e também onde o Toblerone foi criado. Curiosidades a parte, Berna é uma cidade calma e encantadora e merece a sua visita.


 Como chegar em Berna

Berna tem um aeroporto internacional que recebe voos de todas as grandes cidades do mundo e da Europa.

Há diversos voos saindo do Brasil até Berna, mas nenhum deles é direto, o Aeroporto de Berna/Belp é um aeroporto que serve Berna, capital da Suíça, e que localiza-se oficialmente dentro dos limites de uma cidade próxima, Belp. Por esse motivo, é muitas vezes conhecido simplesmente como Aeroporto de Belp. A melhor forma e chegar no centro é através do ônibus que sai o aeroporto de Berna (linha 334), que o conecta à Estação Ferroviária de Berna.

De qualquer forma, é possível acessar Berna de trem, saindo da maioria das cidades da Suíça, através do incrível sistema ferroviário do país.  Para acessar o post sobre o Swiss Pass clique aqui.

 

  • De carro:  O Via Michelin é um site que ajuda você a traçar a melhor rota entre os destinos, indicando pedágios, postos e muitas outras informações úteis para ajudar você. Clique aqui para acessar o site.

  • De trem: Berna está ligada à maioria das cidades da Suíça pela manha ferroviária. De Berna a Zurique são apenas 1 hora de viagem, de Genebra 2 horas, de Lausanne  3 horas e de Montreux cerca de 3 horas e meia. Para consultar itinerários, valores e horários clique aqui – SBB como chegar.

 


Quantos dias ficar em Berna

 Um dia é suficiente para explorar a maior parte das atrações de Berna, no entanto, você pode ficar 2 ou 3 dias em Berna, caso queira conhecer todas as suas atrações. A quantidade de dias na cidade depende do seu perfil de viajante, pois se preferir conhecer a região com calma pode tranquilamente investir mais dias por lá.

Outra ideia interessante é tornar Berna uma base para fazer bate e volta para algumas cidades da região, entre elas Lucerna e Zurique. ?

 


Por que escolher Berna como base para bate e voltas na Suíça?

Escolha Berna como sua base para bate e voltas da Suíça, pois lá é onde se encontra o melhor custo benefício em hospedagem.

Youth Hotel Bern é o favorito dos viajantes, o hostel oferece quartos compartilhados e privados e vale a pena se estiver em busca de uma opção de hospedagem mais simples e em conta. Além de boas tarifas de hospedagem em Berna, é possível acessar a maioria das cidades com um tempo razoável de trem saindo da cidade ?

De Berna a Zurique são apenas 1 hora de viagem, de Genebra 2 horas, de Lausanne  3 horas e de Montreux cerca de 3 horas e meia. Para consultar itinerários, valores e horários clique aqui – SBB como chegar.


 O que fazer em Berna – Atrações turísticas

Antes de qualquer coisa, passe no centro de informações turísticas, que fica na Bahnhofpl. 10A, para pegar o seu mapa, a cidade de Berna é bastante compacta, portanto, você poderá conhecer a maior parte das atrações a pé e utilizar o transporte público apenas como exceção. Portanto, prepare-se para caminhar bastante.

Antes de falar sobre as atrações turísticas, não poderia deixar de mencionar que em seu roteiro você deve se atentar às fontes espalhadas pela cidade. Isso mesmo, as fontes em Berna são únicas. Berna tem mais de 100 fontes, onze das quais ainda mantêm a estrutura original com suas belas figuras alegóricas.

As fontes datam do século XVI e são um testemunho da riqueza da burguesia da época. Além de serem obras e arte expostas a céu aberto, as fontes públicas desempenharam um papel fundamental para o abastecimento de água de Berna e eram também um ponto de encontro onde as pessoas se encontravam para socializar.

 Speichergasse

 Essa é a rua mais importante da cidade e conta com diversas estátuas, fontes, lojas de fast food e de chocolate. Essa rua é muito bem servida por bondes e ônibus elétricos, mas o melhor mesmo é caminhar por ela e conhecer todas as suas atrações, tais quais:

 Torre do relógio – Zytglogge

Hoje é um dos mais importantes pontos turísticos de Berna  e certamente será parada obrigatória em seu roteiro, o relógio astronómico ornamentado com suas figuras em movimento foi construído em 1530 e serviu como relógio principal da cidade, tendo função oficial em Berna.

Ao longo dos seus 800 anos, o relógio que se situa no alto de uma torre medieval serviu à cidade como torre de guarda, prisão e principal relógio, além de também já ter sofrido algumas modificações, como por exemplo o ocorrido no incêndio de 1405 que queimou e prejudicou toda a sua estrutura.

Debaixo do grande relógio se encontra o relógio astronômico com a hora solar. Ao lado deles estão as figuras mecânicas (1527 – 1530) que encantam jovens e velhos. O maior mérito é que o mecanismo original é que ele foi conservado até os dias de hoje, pois o relógio funcionava da mesma maneira no século XVI. A cada hora completa o relógio promove um pequeno show discreto, mas interessante, com uma animação dos bonecos que o compõem.


 Torre da Prisão – Käfigturm

 

Tanto o interior quanto o exterior da Torre Prisão foram renovados por completo de 1977 a 1979. Desde 1999, a torre da prisão serviu como sede do fórum político da Confederação, local de exposições e eventos relacionados com questões políticas  e hoje é uma atração turística. Vale a pena visitar.


Einstein Haus- A Casa de Einstein em Berna

O Einstein Haus também está localizado nos arredores das atrações anteriores, mais especificamente na Kramgasse 49, a apenas a cerca de 200 metros da Torre do Relógio ( Zytglogge ).

Albert Einstein alugou este apartamento entre 1903-1905 e viveu lá com sua esposa Mileva e filho Hans Albert . A residência do segundo andar dispõe de mobiliário desse período de tempo, bem como fotos e textos apresentados em um sistema de exposição moderna.

O terceiro andar mostra um filme que dá uma visão geral da vida de Albert Einstein. É um passeio super interessante e vale super a pena.


Rio Aare

O principal e maior rio que corta a Suíça é o Rio Aare, que conta com quase 300km de extensão e corta a cidade de Berna, deixando o cenário ainda mais incrível. Na verdade, o rio é um afluente do Rio Reno, um importante rio que corta a Europa de norte a sul, com mais de 1000km e o Rio Limmat, que corta Zurique, é um dos afluentes do Rio Aare.

Em Berna rio é uma grande atração, pois faz parte de cartões postais da cidade de vários ângulos e passa por 18 pontes só em Berna. Não tem como não se encantar pelos lindos cenários desta cidade, provocados pela presença do rio. Apesar de ter água gelada, no verão o rio transforma-se em uma verdadeira piscina, pois é extremamente limpo. Incrível, não é?


A Catedral de Berna

A Catedral de Berna (Das Berner Münster ) é a maior construção eclesiástica da Suíça e sua construção começou em 1421 e continuou sob uma série de diferentes construtores para as gerações, o portal com sua descrição do Juízo Final é uma característica notável, sendo que a atração principal desta obra-prima está localizado 344 passos acima da entrada, no pináculo da catedral 100m de altura.

De mais altos visitantes torre de igreja da Suíça podem desfrutar de magníficas vistas sobre a cidade e para o Bernese Mittelland e as montanhas cobertas de neve do Bernese Oberland. Apesar de cansativa, a visita à torre da Catedral é imperdível!

A catedral é a maior e mais importante igreja da Suíça a partir do final da Idade Média e como a estrutura dominante na parte antiga de Berna, que é um Património Mundial da UNESCO, a Catedral desempenha um papel fundamental na arquitetura da cidade.

 


Bear Park – Berna

 

Uma visita ao bearpark é uma experiência especial para as crianças quanto para adultos, é possível caminhar pelo parque até  bem perto das margens do Aare, o que dá aos visitantes uma grande visão sobre a vida dos ursos.

Os turistas podem assistir os ursos jogar, tomar banho e subir bem na frente de seus olhos. Sem dúvidas é um passeio que vale a pena.


Rose Garden || O Jardim das Rosas

O Rose Garden é um grande parque com uma vista maravilhosa da cidade velha e Aare. O parque é o lar de 220 tipos diferentes de rosas, de 200 tipos de íris e camas amarre com 28 tipos diferentes de rododendros .

De 1765 a 1877 o Rose Garden serviu como um cemitério. Desde 1913, o Rose Garden tem sido um parque público resplandecente com a rica beleza das flores e uma lagoa. De 1956 a 1962, o parque foi redesenhado, a introdução de rododendros e azaléias , bem como um jardim da íris .

Um pavilhão e jardim leitura fornecer um lugar para relaxar. O restaurante Rosengarten é um ótimo lugar para passar o tempo , e oferece vista para as fileiras de casas , na Cidade Velha.


Bundeshaus – O parlamento Suíço

A construção do edifício do Parlamento começou em 1852 e perdurou até 1902 até finalizar a sua atual confuguração.

Ao todo, 38 artistas de toda a Suíça foram responsáveis pela decoração do edifício, que é a sede do governo Suíço (Conselho Federal ) e do Parlamento (Conselho Nacional e do Conselho dos Estados ).

É possível visitar o interior do parlamento em um tour grátis que tem diversas vezes por dia e pode ser reservado com anteceência, pois é um passeio super procurado pelos locais e turistas.


Zentrum Paul Klee

 

Berna, capital da Suíça e Património Mundial da UNESCO recebeu um novo marco em 2005, o Zentrum Paul Klee.

A obra-prima ousada construída de aço e vidro foi projetada  pelo líder arquiteto italiano Renzo Piano e vale uma visita por si só, mas é também o lar de obras selecionadas , principalmente desenhos, da maior coleção do mundo de obras de Paul Klee (1879-1940) e exposições temporárias de outros importantes artistas modernos e contemporâneos .

Além do mais, o Zentrum Paul Klee oferece eventos como concertos, leituras e visitas guiadas e é um dos mais atraentes locais de eventos e congressos de Berna.


Kunstmuseum

Obras de Paul Klee , Pablo Picasso, Ferdinand Hodler e Meret Oppenheim fizeram o Museu de Belas Artes de Berna uma instituição com uma reputação internacional . No presente momento , o constante crescimento e evolução coleção é constituída por mais de 3.000 pinturas e esculturas , bem como 48.000 desenhos, gravuras, fotografias , vídeos e filmes.

As raízes da história do museu remontam às idéias revolucionárias do final do século 18 , que, em 1809, levou à fundação da coleção de arte do estado em Berna e , em 1879, com a abertura do primeiro edifício do museu.

O Museu de Belas Artes de Berna é o mais antigo museu de arte na Suíça com uma coleção e casas permanentes obras cobrindo oito séculos.


Universidade de Berna

Universidade de Berna é uma universidade localizada na capital da Suíça, Berna e foi fundada em 1834, os prédios da universidade estão distribuídos por toda a cidade de Berna, porém a maioria está centrada na Rua Länggass, numa área imediatamente ao noroeste do centro da cidade. Um elevador na principal estação ferroviária da cidade proporciona acesso ao terraçoque fica diretamente em frente ao principal edifício administrativo.

Vale a pena passar lá para almoçar, pois no local há um restaurante universitário de excelente qualidade e com preços super acessíveis. A vista também compensa o passeio ?


Bernvolt – Aluguel de bikes grátis

 Berna abriga uma excelente universidade e tem uma vida universitária e jovem bastante ativa, sendo que muitos jovens praticarm esportes na beira do rio, se você quer fazer um programa local, uma boa opção é alugar uma bicicleta (que é grátis) e pedalar pela margem do rio Aare, o mais limpo de toda a Europa.

Há alguns pontos de bicicleta no centro, o mais fácil fica perto do Cassino, ao lado esquerdo do prédio, perto da ponte. Vale a pena vivenciar a cidade por outro ângulo!


Museu dos Alpes Suíços

Neste museu é possível conhecer a cadeia de Alpes em miniatura e entender o processo de mudança desta maravilha da natureza através do tempo. O interessante é observar toda a beleza da paisagem alpina, as grandes geleiras e um pouco da história de quem morava lá.

Para verificar todas as informações sobre a atração clique aqui.


Onde ficar em Berna – Melhores hotéis e hostel

 

 

Confira quais são as melhores opções de hotéis em Berna. Fiz uma selação de hotéis e hostels para todos os gostos e bolsos e certamente você irá encontrar o perfeito para a sua viagem.

 Casita: Your Home in Bern

 Localizado no bairro Länggasse, a Casita: Your Home in Bern oferece uma acomodação com móveis de um designer local. O WiFi é gratuito, e você pode desfrutar de café, chá, 1 garrafa de água mineral e 2 cervejas de cortesia.

Oferecendo um terraço, a suíte inclui um sofá, TV de tela plana e uma cozinha limitada com geladeira, micro-ondas, chaleira elétrica e mesa para refeições. O banheiro conta com um chuveiro.

 Hotel Allegro Bern

 Localizado no centro de Berna, com vista excepcional do centro histórico medieval e dos impressionantes Alpes, o Hotel Allegro Bern superior 4 estrelas dispõe de cassino, 3 restaurantes, bar e 3 terraços. Para sua comodidade, o WiFi é gratuito.

Todos os quartos do Hotel Allegro foram projetados e decorados em estilo exclusivo, e muitos apresentam vista panorâmica de Berna e dos Alpes, ao longe.

 Am Pavillon, Bed&Breakfast

 Localizado no centro de Berna, a 300 m da estação de trem, o Am Pavillon Bed&Breakfast dispõe de Wi-Fi gratuito, biblioteca pequena, sala de meditação e de lounge com TV.

A residência data o ano de 1888 e oferece quartos com área de estar, roupão de banho e banheiro compartilhado.

O café da manhã rico com produtos regionais e sazonais está disponível diariamente. Quando o tempo permite, o café da manhã também é servido no jardim do Am Pavillon. Você pode usufruir da cafeteira e da chaleira elétrica no lounge. Além disso, há um restaurante localizado a 300 m de distância.

 Bed & Breakfast Im Klee

 Situado em Berna, a 1,3 km da BEA Bern Expo (centro de exposições), o Bed & Breakfast Im Klee dispõe de uma piscina ao ar livre sazonal e vista para as montanhas. Para sua comodidade, o WiFi gratuito está disponível em todas as áreas, e um estacionamento privativo de cortesia é fornecido no local.

Algumas acomodações têm uma área de estar, para sua maior conveniência. Todos os quartos têm acesso a um banheiro compartilhado.

 Youth Hotel Bern

 Bom hostel, o qual testamos e indicamos. Oferece quartos compartilhados e privados.

Vale a pena se estiver em busca de uma opção de hospedagem mais simples e em conta.


Vale a pena visitar Berna?

 Berna é uma cidade lindíssima, embora não tenha muitas atrações turísticas.

Mas a sua arquitetura e energia a tornam única e você não pode perder a oportunidade de visitá-la. Mas por que visitar Berna?

Por que o Rio Aar é incrivelmente lindo, por que a cidade é tão, tão linda que parece uma maquete de brinquedo, por que as fontes de água em Berna são únicas, por que o relógio astronômico de Berna é lindo e por diversos outros motivos, que você tem que descobrir por conta própria e para isso precisa passar por lá!

 

Está convencido? Progame já a sua viagem para lá 

 


Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada ?

 

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com  e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais entrando em contato através do email idasevindasdeloh@gmail.com

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também