Tower Bridge || A ponte mais pop do Reino Unido

Posted in INGLATERRA
on 27 de julho de 2018

Muita gente confunde, e confesso que antigamente até eu confundia (porque é confuso mesmo, confesso), mas a chamada Torre de Londres não é aquela suspensa, de cabos azuis, próxima à Torre de Londres. Essa é a Tower Bridge e possui esse nome justamente pela proximidade com a torre.

E apesar da verdadeira Ponte de Londres ser mais antiga e historicamente mais importante, a Tower Bridge atrai mais turistas por sua beleza e diferente arquitetura, que segue a da Torre de Londres que fica ali do ladinho, sendo possível passear por dentro dela e ver o Rio Tâmisa de vários ângulos, até mesmo de cima para baixo! Mas isso eu explico mais a frente.

Uma breve apresentação da Tower Bridge

A Tower Bridge foi construída em 1894 sobre o Rio Tâmisa e é uma ponte levadiça, se erguendo para barcos maiores passarem por baixo dela centenas de vezes por ano. Em sua origem, a ponte se erguia através de máquinas a vapor, hoje já são usados recursos eletrônicos para tal.

Já foi cenário para vários filmes como Bridget Jones, Tomb Raider, Velozes e Furiosos 6, Missão Impossível, 007: O Mundo não é o Bastante, A Mumia entre outros.

Hoje, a Tower Bridge é a ponte de Londres mais visitada e uma das maiores atrações turísticas do país, além de ser uma das pontes mais famosas do mundo.

 

Turisitando na Tower Bridge, a mais famosa ponte de Londres

Visitar a Tower Bridge é bem fácil, pois é uma área bastante turística. Fica entre os distritos de Tower Hamlets e Southwark, ligando as duas partes que são separadas pelo rio. De um lado do Tâmisa temos a antiquíssima Torre de Londres. Já do outro, os prédios ultramodernos do City Hall (a prefeitura da cidade) e do The Shard. A Tower Bridge fica ali no meio, conectando esses dois mundos.

A Tower Bridge possui duas torres gêmeas e o acesso é pelo lado oeste da torre norte, ou seja, a mais próxima da Torre de Londres. A entrada é paga e para saber os valores atualizados, dê uma conferida no site da atração. Caso vá visitar outras atrações em Londres e queira economizar, existe o London Pass, que dá alguns descontos nos ingressos, explico tudo direitinho  no proximo post.

Dentro das torres fica todo o sistema que suspende a ponte toda vez que for necessário. Uma exposição permanente, a Tower Bridge Exhibition apresenta salas de exibição com um filme sobre a história da torre e seus construtores, assim como o maquinário, que pode ser visto numa primeira etapa. Depois é só subir até o quarto andar, onde fica uma passarela que provavelmente é o ponto alto da atração. Uma vez na passarela, é só admirar a vista de todo o Rio Tâmisa e dos arredores de Londres. Mas o mais legal é atravessar a ponte olhando para baixo. Caso você não perceba, os outros visitantes irão fazer você notar. É infernal atravessar de uma ponta a outra da passarela com tanta gente deitada no chão olhando os barcos passarem lá embaixo. Os adultos simplesmente deixam as crianças deitarem no chão de qualquer forma, bloqueando intensamente a passagem e o que poderia ter sido feito em 10 minutos pode demorar meia hora. E olha que é só uma passarela. hahahaha

 

 

 

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Leia também